SÓ PARA DESBRAVADORES!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Este manual vem recheado com diversos materiais para o Desbravador poder curtir um ótimo acampamento,
1 FOGUEIRA

2 SINAIS DE PISTA

3 NÓS E AMARRAS

entre outros.

2ª FESTA DO CAIPIRA CLUBE HAGIOS

domingo, 5 de julho de 2009

PREPARECE PARA A 2ª FESTA DO CAIPIRA CLUBE DE DESBRAVADORES HAGIOS

compre logo seu ingresso
e não perca essa grande festa

dia 25/07/2009 às 19:30

valor R$4,00

maiores informações liguem 81337702 falar com Iarley ou 98161480 falar com Edielson

SINAIS DE PISTA

Esses sinais são usados para deixar informações sobre o caminho que alguém seguiu ou que deve ser tomado. Alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.

Nas estradas, nos campos e no mato, encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista".

Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.

Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os Desbravadores iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.
No aprendizado dos sinais convencionais observe o seguinte:

1. Os sinais são feitos à direita dos caminhos.
2. Os sinais devem ser visíveis.
3. Quando venta não pode ser utilizado papéis ou folhas.
4. Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo.
5. Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas.
6. Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais.
7. Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis de 2 em 2 metros, nas rochas de 5 em 5, nas matas de 20 em 20, nos campos de 30 em 30 metros.
8. Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha, e sim os adotados geralmente.

O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exista algum, sobretudo onde há "caminho a evitar'. A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos.

Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo. Ande devagar e com os olhos bem atentos.Lembrando que os sinas podem ser feitos com madeiras ou pedras.

3° ACAMP HAGIOS

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aconteceu nós dias 29 a 31 de Maio o 3° Acampamento do Clube Hagios de Nova Venécia na Cachoeira Boa Vista conhecida como Cachoeira do Córrego da Areia. Um misto de reflexão e competição tomou conta dos participantes durante todo o fim de semana. Uma bela Escola Sabatina apresentada pela Unidade Guardiões da Luz abrilhantou a manhã do sábado. Logo a tarde houveram brincadeiras para descontração como um caça tesouro bíblico com pistas e Azimute. Alguns pais de desbravadores que visitaram o acampamento no sábado puderam conferir stands das Unidades com amostras de atividades realizadas por seus filhos. Uma avaliação das cinco Unidades do clube fez com que todos participassem com muita garra dos pré-requisitos e das competições que pontuaram as unidades vencedoras.

CONFIRA OS RESULTADOS:

Unidade: SHECKINAH
Capitã: Laleska
Pontos alcançados 10
Pontos Perdidos: 8
Justificação: Trabalho bem apresentado e pontualidade nos eventos.
Indisciplina de desbravadores e lixo jogado.

02 Corrida do bastão 100 Pontos Pontos: 100

Capitão: Murilo
Pontos alcançados 3
Pontos Perdidos: 10
Justificação: Trabalho bem apresentado e pontualidade nos eventos.
Indisciplina de desbravadores e lixo jogado.

03 Cabo de guerra 100 Pontos Pontos: 100

Pontuação geral: 1234

Hagios no 2º Enduro a Pé

domingo, 17 de maio de 2009

No dia 17/05/2009 foi realizado o 2º Enduro a Pé, na cidade de Nova Venécia, o enduro deve inicio as 9:00 tendo fim somente as 15:00, com um total de 10 equipes, sendo o Clube Hagios a Sétima inscrita. A competição foi realizada ao redor da área de protecão ambiental da Pedra do Elefante. Em meio as trilhas a atenção tinha que ser redobrada pois tinhamos que esta no tempo, passos, períodos certos.

Não alcansamos o primeiro lugar, ficamos em quinto, mas foi uma incrivel aventura poder participar do enduro e desfrutar das masravilhas que nosso Deus Criou

Escalada Pedra do Elefante

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Escaladas, explorações, aventura e muita emoção! Isso é sinônimo de Desbravador!
Prova disso foi a Escalada a Pedra do Elefante realizada no domingo dia 03 de Maio pelo Clube de Desbravadores Hagios. A caminhada de aproximadamente 10 km começou às 4:00 h da manhã em frente à Câmara de Vereadores no Centro de Nova Venécia seguindo até a Gameleira onde foi feita uma pausa para o café da manhã. Terminada a pausa a caminhada prosseguiu até a base da Pedra onde foram dadas as instruções de segurança e feita a meditação. Durante toda a escalada pode-se desfrutar do contato direto com a natureza. Conquistado o topo, uma mistura de adrenalina e admiração tomou conta até mesmo dos “veteranos”. Após a execução dos ideais e Hino dos Desbravadores foi feito um “lanche comunitário” e em seguida momento de recreação livre antes do retorno.
Como é bom poder contemplar as maravilhas criadas por Deus!

Dia Mundial dos Desbravadores

terça-feira, 5 de maio de 2009

Aconteceu no sábado dia 25 de Abril de 2009 na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Rúbia em Nova Venécia uma belíssima programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Desbravador. O evento, que tinha como tema "Brilha em Mim", começou pontualmente às 08:45 com muito louvor e contou com a presença dos Pastores Jocarli Marré e Felício Deleprani e do Regional da 13ª Região Edielson Sousa Assunção. Não faltou emoção durante a investidura dos aspirantes e batismo dos desbravadores André e Leia. Ao final da programação, todos os que compareceram ganharam uma lembrança em forma de mini lenço.

Mas a comemoração não parou por aí! Durante a tarde o Clube de Desbravadores Hagios participou de uma apresentação em praça pública na cidade de São Gabriel da Palha. Atrações como a Banda Marcial de São Gabriel e o Esquadrão Israel de Nova Venécia chamaram a atenção de todos que passavam. Houve investidura em lenço, apresentação dos Clubes da 13ª Região, grupo de louvor formado por Desbravadores entre outros destaques.